sexta-feira, 29 de novembro de 2013

“Black Friday” ou “Black Fraude”? O velho e vergonhoso "jeitinho brasileiro".

Foto: Extra Online
Costumam dizer que, por aqui nada se cria e tudo se copia. E não é que, nem para copiar, consegue-se fazer bem? Uma “super liquidação” se torna uma “super fraude.” Originalmente dos Estados Unidos, o “Black Friday”, ocorre em todas as últimas sextas de novembro. Aqui, chegou pela internet. Desde 2010 são milhares de queixas, fraudes e irregularidades.

No ano passado foram muitas as falhas e reclamações. Eis que chega 2013 e tudo se repete, e ainda pior. Comerciantes (não todos), aumentaram os preços de seus produtos no começo da semana, para nesta sexta, diminuírem para o valor que estavam. Um super desconto de mentira. Os consumidores ficaram revoltados.

Claro que existem consumidores honestos. Em uma rápida pesquisa, pude perceber, que um site conceituado de vendas online, vendia um celular por 1000 reais, quando em dias normais, é vendido por 1500 reais. Detalhe: É lançamento da marca. Ufa! Nem tudo está perdido.

Isso porém, é uma exceção. Assim como todo o sistema político, social e de infraestrutura do Brasil, uma simples promoção, se torna um vexame nacional. Inaceitável. Não temos órgãos reguladores? Não temos um governo federal? Aonde eles estão? Hoje, uma renomada revista mundial, nos chamou de fraudulentos. Isso é o ápice de constrangimento mundial. Já não basta ser “pirata” da qualidade alheia e ainda pirateiam de maneira errônea.

Aí voltamos para a história do velho “jeitinho brasileiro”. Com a fama de malandro, que sempre quer levar um tipo de vantagem em cima do outro. Esses comerciantes, sem a menor dúvida, deveriam estar entre os manifestantes que clamavam por melhorias políticas em junho. Isso porque, é muito fácil cobrar dos outros. Quando esquecemo-nos de olhar para nossas responsabilidades. Não pode-se esquecer que, quando apontamos um dedo para alguém, logo apontarão para nós.

Ética. Tudo passa por ela. Uma simples sexta-feira de liquidação, se tornou em um dia de profunda discussão de pessoas que, tem ou não, uma postura honesta. E, falar em desonestidade em Brasil, é muito fácil. São tantos os casos. Os “mensaleiros”, corruptos, “superfaturadores”. Cada um sempre quer levar vantagem em alguma coisa. Não. O mundo não gira em torno de nós. Um dia vantagem de maneira errada aqui, no outro, perderás com o outro que o fará contigo. Mas, em nosso país, tudo é máfia. A monopolização, seja de qualquer vertente, é eminente. Fica difícil.

Eis que, vivemos um momento de ruptura. Ou, pelo o menos, deveríamos estar vivendo. É hora de deixar para trás essa fama de lama que temos. Deixar a farra, corrupção, vagabundagem e canalhice na cadeia ou em um passado. De uma vez por todas. E, o “jeitinho brasileiro", adaptar-se aos bons costumes, honestidade e ética. Muita ética. Amém!

Curta no Facebook: https://www.facebook.com/desordemsemprogressoms
Revista Forbes chama de "o dia de fraude" no Brasil

Um comentário:

  1. Marcus parabéns pelas postagens! Sempre ácidas e em tom ferino, porém muito bem escritas, agradáveis de ler e originais! Sou um leitor assíduo do blog! Mais uma vez parabéns!

    Ps: Você já pensou em se formar em ciências políticas paralelamente ao jornalismo?!

    ResponderExcluir